terça-feira, 24 de novembro de 2015

SOMOS TODOS UM SÓ: ATIVIDADES CELEBRAM A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NAS ESCOLAS


Combater o racismo é um dever de todos, pois a discriminação é um crime previsto em lei. 

     O dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil, trazendo a reflexão sobre a inserção do negro e da cultura afro na sociedade brasileira. A data foi escolhida em razão da morte de Zumbi dos Palmares, líder que defendeu o Quilombo dos Palmares contra expedições militares que pretendiam trazer negros fugidos novamente para a escravidão. 
    A lei 10.639 foi expedida em 09 de janeiro de 2003 e também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira no calendário escolar, permitindo o resgate sobre a influência de povos negros na história econômica, política e social do país.
     Além de Zumbi, outros líderes negros deixaram (ou ainda deixam) exemplos valorosos para coibir o preconceito e a discriminação.

     A Secretaria Municipal de Educação, através das escolas da rede municipal de ensino apresentou uma diversificada programação com danças, teatro e exposições para comemorar o Dia da Consciência Negra, comemorado neste sábado letivo, 22 de novembro. 
     As escolas com criatividade e mobilizaram toda comunidade escolar e local para culminar vários projetos alusivos a data, uma vez que a temática é incluída no currículo escolar e é explorada ao longo do ano letivo.
“Que este 20 de Novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e de renovação das nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial. Ressalto aqui os belíssimos trabalhos organizados pelas escolas da rede municipal com a temática, contribuindo de forma dinâmica e real para o desenvolvimento de uma cultura de igualdade e de combate ao preconceito”, comenta Sheila Andrade, Secretária de Educação do município.

      Além de refletir e discutir a metodologia educacional para as relações étnico-raciais, o evento teve como objetivo reafirmar o compromisso com a promoção de uma educação antirracista, de valorização e efetivação da história e cultura indígena e africana no país e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.