quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PROTAGONISMO JUVENIL: FORMADO O NÚCLEO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES – NUCA DE URUOCA


   De acordo com orientações do guia metodológico do Selo UNICEF – Edição 2013 a 2016, foi formado em Uruoca, na I Conferência Livre (acontecido nesta quarta, 17), o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, com a participação ativa de adolescentes, que tiveram vez e voz para elegerem seus representantes.

   O NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas. A formação do Núcleo se consolida também como uma importante etapa para que Uruoca conquiste novamente a aprovação do Selo UNICEF.

   Os adolescentes eleitos durante o encontro foram: Gustavo Oliveira, Orleanna Soares, Vitória Mesquita, Henrique César, Ulysses Fontenele, Kassandra Sampaio, Isa Betina, Michelly Gomes, Josineudo Teixeira, Edgar Rocha, Regimara Ferreira, Antônio Júnior, Daniel Teixeira e Klayver Gomes.

   A componente da Comissão Intersetorial Pró-Selo, Sidnéia Araújo, salientou a importância da formação do NUCA e da conquista do Selo UNICEF para o município. “Esta é uma responsabilidade de todos nós, diante disso que nesta edição tivemos uma maior inserção dos adolescentes no processo. Vocês, adolescentes, terão mais um meio para exercerem a sua cidadania, cumprindo seus deveres e cobrando seus direitos. O NUCA vem para agregar, para possibilitar maior incidência de vocês nas políticas públicas do nosso município, já que vocês também devem avaliar, cobrar sugerir, vigiar e cuidar da nossa cidade”, reforçou. O articulador do Selo no município, Wangeron Araújo, reafirmou o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes de Uruoca, não só por ser uma etapa na conquista do Selo, mas por acreditar que esta é mais uma forma de exercer e praticar cidadania junto à juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.