sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

SUCESSO TOTAL: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE URUOCA REALIZA SEMINÁRIO DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE PROFESSORES DO PNAIC

Abertura - Apresentação Cultural - Escola Murilo Aguiar
      Nesta quinta-feira (09), foi realizado durante todo o dia no Salão Paroquial, na sede do município de Uruoca, o I Seminário de encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Estiveram presentes no seminário, o prefeito Kilsem, diretores gerais e coordenadores pedagógicos e professores alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos da rede municipal de ensino. A Coordenadora da 4ª CREDE com sede em Camocim, Elvira Veras, também esteve presente e parabenizou o município de Uruoca, na pessoa do Prefeito Kilsem que, apesar das dificuldades enfrentadas tem se preocupado em investir em uma educação de qualidade.
      O Seminário foi uma realização da Secretaria de Educação do município que tem à frente a Secretária Sheila Andrade e teve como objetivo maior, expor relatos de experiências pedagógicas exitosas vividas pelos professores durante o curso. Foram apresentadas experiências com temas diversos, entre eles, Currículo e rotina no Ciclo Básico de Alfabetização, Sistema de Escrita Alfabética, Brinquedos e brincadeiras no campo, Jogos para desenvolvimento da leitura e produção textual, Relato sobre experiências de sequência didática e sobre a importância do registro.
       No período da manhã aconteceu uma palestra com a Coordenadora Regional do PAIC/PNAIC, Júlia Lúcia, com o tema: A importância do processo de alfabetização para o professor. Em seguida aconteceu a visita às exposições dos trabalhos realizados pelos professores do PNAIC. “Hoje saio daqui maravilhada com o que tem sido desenvolvido em sala de aula aqui no município de Uruoca”, destacou a secretária da educação ao parabenizar os professores pelo trabalho desenvolvidos durante o ano de 2013.
      Conforme o Ministério da Educação, o Pnaic trabalha quatro eixos de atuação: a formação continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo; a distribuição de materiais didáticos voltados para a alfabetização; a avaliação dos resultados do programa e a atuação da frente de mobilização social pela Educação.
       O PNAIC é um desdobramento do compromisso Todos pela Educação, assinado em 2007, que definiu a responsabilidade dos governos Federal, Estadual e Municipal em garantir o direito de alfabetização a todas as crianças de até oito anos.
      Em Uruoca, o PNAIC é coordenado por Fabiana Soares, e tem Benedito Franklin e Edna Soares como professores formadores e Nelia Helcias como Tutora da UFC – Sobral.




Escola Murilo Aguiar
Escola Walter Bezerra de Sá
Escola Raimundo Fernandes Moreira Chaves
Escola Francisco Marques Vieira
Escola Alcídia Sales
Escola Coronel Domingos Alves Pereira
Escola Francisco Moreira Rocha
Homenagens aos Coordenadores Pedagógicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.